Espaço Gourmet

ClienteRoberto da Luz
CategoriaPaisagismo
LocalSilveira Martins
Ano2018

Projetado para ser o refúgio de finais de semana de uma família Santa Mariense e amigos, esta área de lazer está localizada no alto do morro, no interior da cidade de Silveira Martins. Nesse cenário de belas paisagens, em um platô do terreno, que é delimitado por uma linha de água que tem sua nascente nas proximidades, surge a edificação com grandes inspirações nas “haciendas uruguayas” mas com linhas
contemporâneas.

A edícula tem na sua composição a pedra, material encontrado em abundância no terreno, extraída e cortada no local. Com paredes duplas e uma camada de ar entre ela, garantirá a qualidade térmica no interior do salão, seja no verão ou inverno. Em contraponto a solidez de sua estrutura, a cobertura parece flutuar; um quadro de perfil metálico sustenta o telhado que tem poucos apoios e proporciona assim grandes vãos que permitem a passagem da luz natural para o interior da edificação.

A madeira é outro elemento muito importante no projeto, ela foi utilizada em ripas
no forro e em detalhes de acabamento, trazendo aconchego e esquentando o interior da edícula, quebrando a aridez natural da pedra. A integração do interior com o exterior fica por conta das grandes portas de vidro, que permitem que tudo fique integrado e garante uma ventilação cruzada ideal para os dias mais quentes.

A edificação conta com dois volumes distintos: o volume cheio abriga os ambientes de lazer, onde temos área estar, jantar, cozinha gourmet com churrasqueira e parrilla tipicamente uruguaia e um lavabo. No volume vazado temos pérgolas de madeira que criam sombras para as espreguiçadeiras e poltronas, lugar estratégico para aproveitar a paisagem e o magnífico pôr-do-sol.

O projeto atendeu as necessidades do programa, usufruindo do material natural da região e mimetizando-se e apropriando-se da paisagem, ondem o interior o exterior de integram naturalmente.

*fazendas uruguaias.

Casa Q41 | Mowa Arquitectura
Espaço Gourmet | Mowa Arquitectura
Espaço Gourmet | Mowa Arquitectura
Espaço Gourmet | Mowa Arquitectura
Espaço Gourmet | Mowa Arquitectura
Espaço Gourmet | Mowa Arquitectura

Share:

×